terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Governador Pimentel quer o fortalecimento do Corpo de Bombeiros em todo o Estado

O governador Fernando Pimentel reafirmou, nesta sexta-feira (09/01), em Belo Horizonte, a necessidade de ampliação da base operacional do Corpo de Bombeiros Militar para todo o Estado, a fim de garantir proteção e atendimento a todo cidadão mineiro. A afirmação foi feita durante a posse do coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira no cargo de comandante-geral da corporação. O secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, também esteve presente na solenidade.
“Só no ano passado, registramos 348 mil ocorrências, ou seja, quase 1.000 por dia. Imagine que estamos falando de uma presença que, hoje, ainda alcança 58 municípios do nosso Estado, com uma área de abrangência inferior ao que nós queremos. E nós temos que estendê-la. Manifesto o compromisso do nosso Governo com a melhoria e adequação do Corpo de Bombeiros para cumprir, cada vez melhor, a função que já cumpre tão bem”, afirmou o governador, que presidiu a solenidade.
Ao assumir o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Luiz Gualberto falou sobre a atual situação da corporação em todo o Estado.dsc_0535.jpg
“Estamos presentes em 58 municípios, contando com um efetivo de 6.280 militares e dispondo de 1.100 viaturas. Para completarmos o atual efetivo, necessitamos, conforme a legislação vigente, de incorporar pelo menos mais 1.720 militares. O desafio é capilarizar o Corpo de Bombeiros de forma a atingir todo o Estado em um menor tempo possível. A diminuição do tempo de resposta é fator primordial para salvar vidas e minimizar os impactos provenientes de enchentes, inundações, incêndios urbanos e florestais, e os acidentes ocorridos em áreas rurais e urbanas”, observou o coronel.
O governador Fernando Pimentel agradeceu ao ex-comandante-geral coronel Ivan Gamaliel pelos serviços prestados e externou sua confiança no novo Comando da corporação, destacando o respeito que todo o Estado tem pelo Corpo de Bombeiros Militar. 
“A minha presença neste ato simboliza, acima de tudo, o respeito, a admiração e o carinho que o povo mineiro tem por essa corporação. De fato, se existe uma corporação que goza da simpatia da imensa maioria da nossa população é justamente a dos Bombeiros Militares. Pude constatar isso, no ano passado, quando percorri o Estado na campanha eleitoral. Todos, sem exceção, querem sempre a presença guardiã e amiga do Bombeiro Militar nas suas cidades para atender com presteza aos chamados. Não temos dúvidas que Minas possui um Corpo de Bombeiros Militar que está entre os melhores do nosso país”, disse.
dsc_0542.jpg
Durante a solenidade, o governador Fernando Pimentel e o coronel Luiz Gualberto homenagearam o ex-comandante-geral da corporação, coronel Ivan Gamaliel, que passa a integrar o quadro de oficiais da reserva, com a insígnia, tradicional símbolo do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Perfil do novo comandante-geral
O coronel Luiz Gualberto é natural de Belo Horizonte, tem 45 anos, ingressou na carreira militar há 26 anos e dedicou toda carreira à atividade operacional. Possui especialização em Educação Física e piloto/comandante de operações aéreas. Dentre as medalhas e condecorações que recebeu estão as Medalhas Dom Pedro II (2005), Mérito Intelectual (2005) e Mérito de Defesa Civil (2014). O comandante-geral é casado e tem dois filhos.
Desde agosto de 2013, atuava como comandante operacional de Bombeiros. Já exerceu diversos cargos e funções, dentre eles, subdiretor de Apoio Logístico e comandante do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), do Batalhão de Emergências Ambientais e do Batalhão Especial para a Copa do Mundo.
Também participaram da solenidade o comandante-geral do Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, a chefe interina da Polícia Civil, Maria de Lurdes Camille,  secretários de Estado, além de representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, dentre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário